Por: Redação Fenix Solar
Tempo de Leitura: 2 min de leitura
Com o recente aumento do preço do óleo diesel, autoridades do setor elétrico estudam realizar novo repasse de preços para o consumidor. A alta dos preços é praticamente inevitável, pois é necessária para bancar as operações de usinas térmicas movidas pelo combustível derivado do petróleo.
A recorrência às usinas termelétricas se deu por conta da crise hídrica que assolou o Brasil nos últimos meses. Mesmo com as chuvas do período de verão, ainda se contam com a utilização com a operação de parte das termoelétricas com o intuito de preservar os reservatórios das hidrelétricas em preparação para o período de estiagem.
Infelizmente toda vez que as termelétricas são acionadas quem paga a conta é o consumidor, pois o custo é embutido na conta de luz através de encargos. Ao final de 2021 já se previa que as despesas com os encargos atrelados à conta de luz poderiam subir até 21% neste ano, chegando a R$ 10,3 bilhões, justamente em função do aumento dos preços dos combustíveis.
Outro fator que pode afetar a equação do preço da energia elétrica no Brasil é o conflito Rússia vs Ucrânia, visto que o preço dos combustíveis também depende do mercado internacional do petróleo.
Para evitar surpresas relacionadas ao constate aumento das tarifas de energia elétrica e taxação para implantação de sistemas fotovoltaicos previstas para os próximos anos, a melhor solução é garantir logo seu sistema fotovoltaico com a Fênix Solar. Sistemas com componentes das marcas de maior relevância do mercado com condições de pagamento especiais. Visite nossa loja virtual e confira as ofertas exclusivas que separamos para você. Preços e condições especiais para todos os itens da loja, faça já seu orçamento.