GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA SUPERA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU PELA PRIMEIRA VEZ.
Por: Redação Fenix Solar
Tempo de Leitura: 3 min de leitura
Segundo mapeamento da Assossiação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), com uma geração na marca de 14 gigawatts (GW) de potência via fonte solar fotovoltaica, pela primeira vez a fonte solar supera a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, Essa potência representa o somatório de toda a energia gerada por usinas solares e sistemas de geração própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos.
Rodrigo Sauaia (CEO ABSOLAR), aponta o avanço da energia solar no Brasil através da implantação de grandes usinas solares que estão ganhando cada vez mais espaço, pela geração própria realizada por empresas, propriedades rurais e residências que possuem sistemas fotovoltaicos em suas dependências.“A fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”, comenta Rodrigo.
De acordo com a ABSOLAR, desde de 2012 a fonte fotovoltaica já gerou R$ 20,9 bilhões em arrecadação aos cofres públicos, trouxe ao Brasil mais de R$ 74,6 bilhões em novos investimentos e gerou mais de 420 mil empregos diretos e indiretos. Sem mencionar a diminuição de emissões de CO2 que nessa última década diminuiu em 18 milhões de toneladas durante o processo de geração da energia elétrica.
A geração de energia solar, já ultrapassou a potência instalada de termelétricas dentro da matriz energética brasileira. Ao somar as capacidades instaladas das grandes usinas e da geração própria de energia solar, a fonte solar ocupa o quinto lugar na matriz elétrica brasileira. A fonte solar já ultrapassou a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis na matriz elétrica brasileira.
Com a criação do marco legal da geração própria de energia pela lei nº 14.300/2022, o setor tem expectativa de crescimento acelerado na implantação de sistemas fotovoltaicos em operação no Brasil, especialmente os sistemas de geração própria solar, o aumento da tarifação também contribui para esta métrica.
O setor espera um crescimento acelerado na implantação de sistemas fotovoltaicos em operação no Brasil, especialmente os sistemas de geração própria solar, em decorrência do aumento nas tarifas de energia elétrica e da entrada em vigor da Lei n° 14.300/2022, que criou o marco legal da geração própria de energia.
“Trata-se do melhor momento para se investir em energia solar, justamente por conta do novo aumento já previsto na conta de luz dos brasileiros e do período de transição previsto na lei, que garante até 2045 a manutenção das regras atuais aos consumidores que instalarem um sistema solar no telhado até janeiro de 2023”, segundo Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR.
Investimento com payback em até 60 meses e garantia de potência a partir de 25 anos os fotovoltaicos da Fenix Solar constituem uma excelente opção para você integrar o seu sistema fotovoltaico. Componentes de alta qualidade com atendimento totalmente personalizado, a equipe Fênix Solar está pronta para lhe posicionar no futuro da matriz energética brasileira, orce aqui seu sistema fotovoltaico.